Dicas

Sua Clínica de confiança. Sua loja de estimação.

Aqui você encontra informações importantes para o bem estar do seu pet./p>


mala-gatos
publicado em: MARÇO/2018

Répteis e o inverno

Muitas pessoas que possuem répteis como jabotis, tartarugas d’água, serpentes e lagartos não tem conhecimento de que esses animais são pecilotérmicos , ou seja, são animais incapazes de manter a temperatura corporal constante, portanto terão a temperatura corpórea de acordo com a temperatura ambiente. Nos meses de verão não há  problema , pois  as temperaturas sempre se mantém acima dos 18 graus, porém no inverno a situação se complica.Com dias em que a temperatura externa chega próximo aos 10 graus , esses animais tem muita dificuldade em manter seu metabolismo e realizar suas funções fisiológicas como digestão, excreção, além do sistema imunológico ficar muito debilitado em virtude do frio. O baixo metabolismo faz com que muitos desses animais entrem num estado de hibernação, ficando em jejum por longos períodos, o que não é recomendado , pois quando saem desse estado terão muita dificuldade em se recuperar, principalmente de infecções. 
Portanto recomenda-se o aquecimento desses animais através de aquecedores, ou seja , fornecendo uma fonte de calor, que pode ser através de  pedras aquecidas específicas para serpentes e lagartos e aquecedorem de ambiente e de aquários para jabotis e tartarugas d’água respectivamente.Não adianta colocar cobertores, roupinhas, pois como já dito anteriormente , esses animais não produzem calor ,portanto não são capazes de se aquecer sozinhos.Também é importante colocá-los em local mais abrigado e coberto.Um check up completo com avaliação do estado nutricional, exames de fezes, presença de infecções antes da chegada do frio é de suma importância para que eles passem bem até a chegada da primavera. 
A temperatura recomendada para jabotis e tartarugas gira em torno de 26 a 28 graus, e para serpentese lagartos vai depender da origem de cada um , mas nunca será inferior a 25 graus. 
A alimentação sempre deve ser fornecida quando o animal estiver aquecido , do contrário eles não irão se alimentar. O equilíbrio nutricional também é importante. De nada adianta aquecer um animal que esteja descalcificado e com carência vitamínica por exemplo.Embora esses animais expressem pouco sinais de doença, cabe aos proprietários a manutenção de condições mínimas de cativeiro, pois além de tudo são animais com expectativa de vida longa podendo chegar a mais de 60 anos como é o caso de jabotis. 
Não há necessidade de vacinação desses animais, nem tampouco banhos com xampus , apenas fonte de água para bebida e para algumas espécies piscinas ou laguinhos rasos para que se banhem sozinhos.A luz ultravioleta é importante para síntese de vitamina D, e pode ser fornecida através de lâmpadas específicas ou pela colocação do réptil no sol entre 8 e 10 horas da manhã todos os dias por cerca de 20 minutos. 
Mas o mais importante é procurar orientação de um veterinário especializado quando adquirir seja lá qual for o réptil, pois só assim poderão ter uma vida saudável e tranquila. voltar